massagem sensual
LAZER E BEM-ESTAR

Os benefícios surpreendentes da sauna para o bem-estar pessoal e do casal

Fim de ano chegando e aquela sensação de cansaço e tensão chegando no limite. Relaxar o corpo e a mente, aliviar a tensão e eliminar impurezas da pele são apenas alguns dos benefícios que uma simples sauna pode fazer por você. A prática, se associada à rotina e à vida do casal, pode ser uma excelente forma de fugir do caos urbano das grandes cidades para investir mais no bem-estar e na intimidade da vida do casal como um todo. Quer saber quais são os benefícios da sauna e porque você deveria criar esta prática com mais frequência? 

A origem dos banhos de sauna:

A sauna é um ritual criado há mais de 9 mil anos pelos povos nômades finlandeses. Ela ficou conhecida como “banho finlandês”, mas foram os turcos que tornaram a sauna mundialmente popular por seus poderes relaxantes e propriedades terapêuticas. Entre todos esses povos, a sauna era muito conhecida por seu suposto poder curativo.

O tipo mais tradicional, a chamada savu sauna (“sauna de fumaça”), era uma construção escavada no pé de um morro, formando uma espécie de caverna subterrânea. Para os pioneiros finlandeses, a sauna era considerada um lugar sagrado, onde se purificavam o corpo e o espírito. Lá ocorriam rituais de curandeiras, partos e até casamentos. Como em um cerimonial religioso, também havia regras rígidas: era proibido fazer barulho, fofocar ou falar mal de alguém. A invenção finlandesa deu origem ao tipo que hoje conhecemos como sauna seca. O banho de vapor ou sauna úmida surgiu bem depois, na Grécia antiga.

Tipos de saunas mais comuns:

Sauna seca: é caracterizada pela ausência de vapor. Os frequentadores da sauna seca se deparam com uma temperatura mais alta (cerca de 80º graus), logo, ela provoca uma maior transpiração e aumenta a eliminação das toxinas presentes no corpo. Outro grande destaque da sauna seca é que ela pode ajudar na melhora da circulação sanguínea, por ter efeito vasodilatador. A sauna seca é revestida de madeira, podendo ser aquecida por meio da queima da lenha ou por eletricidade. Por gerar um tipo de calor que não exala umidade, é mais recomendada para os dias frios. Sua temperatura vai de 60ºC a 80ºC e possui sistema de ventilação.

Sauna à vapor: sua temperatura pode variar de 40º a 50º graus e é indicada para tratamentos respiratórios, já que ajuda na limpeza das vias. A sauna à vapor – ou sauna úmida – é a mais comum no Brasil e, geralmente, é associada ao uso de eucalipto, hortelã, capim-cidreira e outras essências que ajudam a beneficiar a saúde respiratória e tornar o ambiente mais agradável. O ambiente é revestido com material impermeável (mármore ou azulejos) para reter o calor.

Nos grandes hotéis e motéis de luxo, este é o tipo de sauna mais presente. Para utilizá-la basta abastecer o gerador de vapor portátil com água e algumas gotas da sua essência favorita e em 2 ou 3 minutos você terá abundância de vapor aromático.

Sauna para fazer a dois na Suíte Amora do Apple Motel.

O relaxamento do casal pode ser obtido com rápidas e frequentes sessões de sauna de 15 minutos. À medida em que os seus poros se abrem e o suor flui livremente, diminuem a tensão e o estresse acumulados ao longo do dia. Não existe sensação igual à proporcionada pela sauna. O ácido lático se dissipa com o calor e os músculos ficam descansados e em estado de repouso.

Quais são os benefícios de fazer sauna?

  • Fortalece a circulação sanguínea;
  • Alivia dores reumáticas e de coluna;
  • Combate o estresse;
  • Hidrata a pele e desobstrui os poros, removendo as impurezas da epiderme;
  • Relaxa a musculatura e facilita o sono;
  • Limpa e desobstrui as vias respiratórias;
  • Proporciona agradável sensação de bem-estar;
  • Expulsa as impurezas do organismo;
  • Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, resfriado, sinusite, etc.);
  • Cria um efeito relaxante imediato que, provavelmente, o ajudará a dormir mais fácil e profundamente após o uso;
  • Se associada à Aromaterapia (emprego de ervas aromáticas), pode se tornar um excelente recurso terapêutico. O eucalipto, por exemplo, proporciona uma ação balsâmica no sistema respiratório. A hortelã e outras mentas têm efeito refrescante e a erva-cidreira produz efeito calmante.

Com qual frequência posso fazer sauna?

Um estudo recente publicado pelo “Journal of the American College of Cardiology” destacou que apenas 15 minutos de sauna por dia, pelo período de duas semanas, é o suficiente para melhorar as funções das células endoteliais (o maior órgão endócrino do corpo e que reveste as artérias do organismo). Outra pesquisa realizada por cientistas japoneses chegou à conclusão que a prática é útil para combater insuficiências cardíacas e aumentar o bombeamento de sangue no coração.

Existe uma crença generalizada de que fazer sauna ajuda a emagrecer. O fato é que na sauna a vapor praticamente tudo o que eliminar será em forma de suor. Na seca, a temperatura é mais alta, mas por conta da menor umidade você conseguirá suportar o calor por muito mais tempo e, consequentemente, mais líquidos.

Nem todo mundo pode frequentar sauna:

O uso da sauna não é para todos. Ela é restrita a gestantes, crianças muito pequenas, pessoas com problemas de pressão baixa e diabéticas. Além disso, pessoas que estão tomando algum tipo de medicação devem, primeiramente, consultar um médico. Desde que se esteja com a saúde perfeita, a sauna não causa problema algum, muito pelo contrário, é extremamente benéfica para a saúde. 

Dicas para utilizar a sauna:

Compartilhar uma sauna com uma pessoa querida pode ser uma boa maneira de se investir em um período agradável e levar um papo gostoso.

Recomenda-se que a pessoa ou o casal tome uma boa ducha fria após o uso da sauna. Isso porque, após a sauna, o nosso organismo fica preparado para resistir a temperaturas bem abaixo de 0°C. A duração da ducha fria deverá ser de aproximadamente 15 segundos, tempo suficiente para que a circulação sanguínea seja ativada com o resfriamento apenas superficial da pele e sem resfriar o interior do corpo.

A ducha pode ser, ainda, mais um recurso de relaxamento, quando associada à cromoterapia, que é a Terapia das Cores, tecnologia que ajudar a promover o equilíbrio e a harmonia entre o corpo, a mente e as emoções. Muitos motéis oferecem esta tecnologia, como é o caso do Apple Motel e Zapt Motel, ambos localizados na cidade de São Paulo. Ainda não conhece a cromoterapia? Leia mais neste artigo sobre os milagres que ela pode fazer no seu organismo.

Motéis como verdadeiros spas urbanos:

Você já ouviu falar em Spa Day? Quando falamos em spa, logo associamos a um local focado em reeducação alimentar e relaxamento da cabeça aos pés. De fato, os spas são muito procurados por essa razão, mas engana-se também quem acredite que só conseguimos uma experiência completa de relaxamento se hospedados em um spa. Isso porque, são muitos os motéis e hotéis que proporcionam este benefício.

As suítes de motéis de luxo que contém sauna, piscina, hidromassagem, cromoterapia, boa gastronomia e outros benefícios são as queridinhas para a Noite de Núpcias, por exemplo. A Revista Veja São Paulo indicou as cinco suítes de motel mais procuradas para a noite de núpcias. Leia a matéria completa aqui.

Sauna para fazer a dois na Suíte Cereja do Apple Motel.

Se você é solteiro, pode estar se perguntando agora: mas será que eu também posso ir ao motel sozinho(a) tirar um dia só para mim? É claro que pode! Hoje, o que há de mais descolado no mercado moteleiro são pessoas que utilizam dos motéis como um presente próprio para intenso relaxamento ou, até mesmo, noivas que optam por substituir o Spa Day em clínicas de estética, onde o ambiente pode ser até um pouco impessoal, para viverem o seu Dia da Noiva em grande estilo, com direito à massagista, sauna, descanso e até um mergulho na piscina antes dos preparativos, tudo dentro de uma suíte de motel. Quer sensação melhor?

Foi bom pra você? Então, curta a página do Papo de Motel no Facebook e assine a newsletter do Papo de Motel para receber mais dicas quentes para esquentar a relação!

Quer ver sua marca associada aos melhores artigos sobre prazer, gastronomia, lazer e bem-estar para o casal? Clique aqui, solicite o nosso Mídia Kit e saiba mais.

Fundado em 2016,o Papo de Motel é dedicado a conteúdos que estimulam a vida de casal, em todos os aspectos: relacionamentos, prazer, entretenimento e lazer, artigos eróticos e massagens, feiras quentes, tecnologias, gastronomia, saúde e bem-estar e novidades sobre o mercado moteleiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *